A 3ª lâmina (2): apesar da tempestade aparente, o Sousa segue vivo

  • garotao 

“Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma / Até quando o corpo pede um pouco mais de alma / A vida não para”, diz Lenine em “Paciência”.

Coluna semana do Garotão

E o que seria o futebol

Um mês de pré-temporada. Dois empates. Oitos jogos para a classificação. O medo de um rebaixamento inédito. A lanterna do Grupo A. Um ponto de diferença para o segundo colado. A queda de um treinador respeitado pela diretoria. A chegada de um outro técnico. Um reforço no meio-ataque em substituição a uma baixa. Bola que rola, vida que segue. Assim, na lata. Seria isso?

Repetição

Em 2018 a diretoria do Sousa não se agradava do trabalho do técnico Cleibson Ferreira, e após um empate em 07.01 com o CSP em 0 x 0 no Marizão e uma derrota para o Serrano em 13.01 por 1 x 0, dispensou o técnico e contratou Jazon Vieira.

Jazon chegava para vencer o Atlético por 2 x 1 em 21.01, o Treze por 1 x 2 em 24.01, empatar com a Desportiva em 1 x 1 em 28.01, perder para o CSP por 1 x 0 em 03.02, vencer o Serrano por 2 x 0 em 08.02, o Atlético por 0 x 1 em 18.02, o Treze por 2 x 1 em 25.02 e a Desportiva por 0 x 2 04.03. O Sousa de Jazon em 2018 foi eliminado pelo Botafogo, em meio aquele “passa-mão do apito” após vencer no Marizão por 1 x 0 em em 07.03 e ser garfado em João Pessoa por 3 x 1 em 15.03.

O retrospecto do treinador dispensado no último domingo (20.01.2019) no Paraibano de 2018 foi de 07 vitórias, 01 empate e 02 derrotas.

02 por 01

Agora chega Roberto Carlos, treinador que passou discretamente pelo Dinossauro em 2015.

O técnico, de uma história vitoriosa com o Horizonte-CE, disputou 04 jogos pelo cearense no comando do Iguatru-CE, conquistou 01 ponto e deixa o Clube na última colocação geral, há três jogos do rebaixamento.

Questão de posicionamento

Colocar-se no lugar do outro é muito mais que empatia. Sem querer advogar para o diabo, assim como em 2018, anotamos que a Diretoria do Sousa deve ter calculado o tiro curto que é um campeonato de 10 jogos em sua fase classificatória. E, certamente, tentou agir para, nas palavras do presidente Aldeone Abrantes, em entrevistas a portais de Campina Grande, “motivar o grupo” de jogadores.

O hábito não faz, ajuda a fazer

Embora pareça crítica negativa, ainda que não seja a intenção, mas este enredo de mudar o treinador após duas rodadas em início de campeonato (pelo segundo ano seguido) é coisa para amadorismo ou terceirização de culpa.

Doutro lado, veremos se o problema estava mesmo no chefe ou nos ingredientes. Roberto Carlos chega com a missão de fazer o Sousa jogar com a garra histórica do Sousa e o primeiro desafio será vencer o limitado Esporte de Patos no Marizão.

Dinossauro muito vivo

O Zeca Boleta escreveu post sobre os resultados da segunda rodada e anotou com razão que as vitórias de Atlético e Campinense, sobre Treze e Nacional, respectivamente, deixaram o Sousa com chances de classificação.

O grupo da morte (Grupo A) tem o Botafogo (06) em primeiro, Treze, Nacional e Serrano (com 03 cada) em segundo e na lanterna o Sousa (02). Um ponto a diferença para os segundos colocados.

No grupo da banguela

O Grupo B, de banguela, tem a liderança do Atlético (6), segunda posição do Campinense (4), a Perilima (3) em terceiro e CSP e Esporte com duas derrotas cada.

Muita hora nesta calma

Dizíamos na divulgação dos grupos da morte (A) e da banguela (B) que os prováveis classificados no B seriam Campinense e Atlético. E lamentávamos a quebra da palavra da FPF em desconstruir os cabeças-de-chave (Botafogo, Treze, Campinense e Sousa) pelo ranking da CBF para fazer do Grupo A um grupo de titãs.

Neste sentido, embora esteja de parabéns pelo início de campeonato, o Atlético ainda não conquistou nada – e acreditamos vá para a semifinal. Na verdade, nossos vizinhos nunca foram campeões de nada, seja com este atual CNPJ ou com o CNPJ anterior.

Então o torcedor do Sousa não deve entrar na pilha da zoeira. Ainda há muita bola para rolar.

Frase da semana

Jazon Vieira:

Em se tratando de futebol tudo é possível.